Vídeos

Nosso canal no YouTube https://www.youtube.com/channel/UChr6hLSdfPeqKW1dJVrU7MA

Espanhol Inglês Português

Precisa de ajuda ?


1) O que é necessário para Assinar um documento ?

Atenção: Use o sistema operacional Windows e navegador Chrome.

a) Para assinar um documento usando o certificado ICP-Brasil (A1 ou A3) utilize o navegador Chrome. Caso não tenha instalado o Chorme, faça-o a partir do site: https://www.google.com/chrome/

b) Após acessar o Portal de Assinatura usando o Chrome, clique em "Acesso Com Certificado Digital"

c) Clique em "Vamos auxiliá-lo com a instalação... Clique aqui para começar !"

d) Leia a mensagem e clique no local indicado para o "Passo 1 - Instalação da Extensão "Integral CertHandler" no Google Chrome"

e) Após abrir mais uma aba automaticamente, clique no canto superior direito em " USAR NO CHROME "

f) Clique em "Adicionar extensão". Aguarde a instalação, feche a aba e retorne para o Portal de Assinaturas

g) Clique em "Clique aqui para validar a instalação da extensão e seguir para o próximo passo"

h) Clique em "Acesso Com Certificado Digital"

i) Leia a mensagem e clique no local indicado para o "Passo 2 - Instalação do componente auxiliar de segurança"

j) Realize o download e proceda a instalação do componente auxiliar de segurança no Windows. O Windows solicitará uma confirmação Clique em "Executar", "Próximo", "Instalar". Aguarde. "Fim".

k) Retorne para o Chrome na página do Portal de Assinatura.

l) Clique em "Clique aqui para validar a instalação do componente auxiliar."

m) Clique em "Acesso Com Certificado Digital".

n) Escolha o certificado para entrar no Portal de Assinaturas.






a) Faça a autenticação no Portal de Assinaturas e logo depois clique em "Acesso ao Cofre de Certificados".

b) Realize um novo cadastro no Portal de Certificados e faça o upload do certificado a1 (arquivo PFX).

c) Após o cadastro e upload do certificado assine os documentos na opção:

"Assinar o documento com o certificado armazenado no Cofre de Certificados"






2) Problemas com o Certificado, A1 ou A3, e-CPF ou e-CNPJ ?

a) Instale o Certificado da AC Raiz da ICP-Brasil v5 - Emitido em 02/03/2016.
Clique aqui para baixar.

b) Clique no arquivo para realizar a instalação do certificado Raiz V5.

c) Clique em "Abrir", "Instalar Certificado...", "Avançar", "Colocar todos os certitificados no repositório a seguir",

d) Clique em "Procurar...", "Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis"

Veja a tela abaixo:






2.2) Certificado A3 Token USB, e-CPF ou e-CNPJ ?

        a) Safenet

Para os demais modelos: instale o driver mais novo SafeNet.
Clique aqui para baixar.







        b) SafeSign

Para o modelo GD Burti: instale o driver mais novo SafeSign.
Clique aqui para baixar.





a) Instale o driver mais novo SafeSign.
Clique aqui para baixar.






3) Como realizo a Publicação de um documento para assinatura ?

3.1) Publicando um documento

A publicação de um documento no Portal de Assinaturas poderá ser realizada no sistema operacional, navegador e dispositivo de sua preferência.


















4) Por que meu certificado não aparece após clicar no botão "Entrar com Certificado Digital" ?

a) Após a data de validade do certificado não o exibimos mais para entrar no Portal.

b) Para verificar a data do certificado Clique no botão Windows, digite certmgr.msc e logo em seguida tecle enter.





a) Caso falte a instalação de uma das hierarquias do seu certificado não o exibimos.

b) Para verificar a hierarquia do certificado Clique no botão Windows, digite certmgr.msc e logo em seguida tecle enter. Ou clique no ícone conforme mostramos abaixo







c) Pode faltar o Certificado da AC Raiz da ICP-Brasil v5, clique no item 2.1 do "Precisando de ajuda".
a) Em determinadas redes de computadores podem haver restrições de acesso à internet e caso o Portal não consiga acessar os orgãos de verificação de certificados não mostraremos os certificados.
a) Ao realizar a consulta sobre a revogação do certificado em tempo real pela internet nos orgãos de revogação não exibiremos os certificados.
a) Para verificar os certificados que estão instalados em seu computador. Clique no botão Windows, digite certmgr.msc e logo em seguida tecle enter.






5) Por que não aparecem os documentos que preciso assinar ?

a) Entre em contato com o publicador do documento, verifique com ele o número de CPF que foi utilizado na publicação do documento.

b) Verifique também se o publicador informou o seu CNPJ na publicação do documento.

c) Caso não consiga o contato com o publicador acesse o Portal com o seu CPF caso não localize o documento, acesse o Portal com o seu CNPJ. Realize o cadastro com o CPF e depois realize outro cadastro com o CNPJ, não há problemas em ter os dois cadastros no Portal.

6) Não consigo assinar !

a) Veja o item 1.

7) Vídeos


7.1) Dicas



























































7.2) Precisa de ajuda ?



































7.3) Cadastro básico



















7.4) Treinamento Completo







7.5) Publicação de Documentos



























7.6) Assinatura Digital ICP-Brasil



















































7.7) Assinatura Manuscrita



















7.8) Assinatura Eletrônica



















7.9) Ações em lote











7.10) Navegadores (browsers)















7.11) Políticas do Portal de Assinaturas










Políticas_1

Políticas_2

8) Procedimentos e Canais de Acesso ao Suporte Técnico

Formalizamos os procedimentos e canais de acesso ao serviço de Suporte Técnico designados para cumprimento do contrato/proposta.

Canais de acesso ao suporte:
Sistema de Suporte Integral, disponibilizado via site da Integral Sistemas, em https://www.integral.com.br/suporte

De Segunda a Sexta-feira das 9:00h e 12:00h e entre 14:00h e 17:30h pelo telefone 11 3205-6000. Importate: Antes de ligar formalize a solicitação no canal de suporte acima.

Todas as ocorrências de suporte, indistintamente, devem ser registradas pelo próprio cliente no Sistema de Suporte Integral. O Guia de Uso disponível na plataforma, instrui sobre toda a operação do sistema.

https://www.integral.com.br
Selecionar o botão de "Suporte Integral"
Clique em "Guia de Uso"

ou

https://www.integral.com.br/helpdesk/index.php/guia-de-uso-integral-menu